Cremátorio Millenium

 

 

 

Notícias

 

 

18/04/2018

 

Conheça as 5 fases do luto

 

 

Perder uma pessoa amada dói muito, é um momento de extremo sofrimento e angústia, e o luto é um processo que faz parte desse momento. Ao contrário do que muitos pensam, o luto não é algo a ser curado, mas sim a ser compreendido e vivenciado, muitas vezes com a ajuda de um profissional, como um psicólogo.

 

Toda pessoa enlutada vai passar, no seu tempo, e com suas reações, pelas 5 fases do luto, essa é uma teoria da psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, que nos ajuda a entender melhor esse momento e suas emoções:

 

Negação: a negação faz parte do luto, é o momento em que a pessoa nega, de forma explícita ou não explícita o que aconteceu, se recusando, até mesmo, a falar sobre o assunto. O enlutado demonstra não acreditar naquela morte, e apesar de ser uma opção nada realista, isso ajuda o organismo a se adaptar à mudança brusca de humor. É uma defesa psíquica.

 

Raiva: quando o enlutado se dá conta de que a morte aconteceu, a raiva e o ressentimento aparecem. É uma fase de crise e choque, com muita revolta. É a fase em que o enlutado, inconformado, se pergunta: “não é justo, por que comigo?!”.

 

Negociação: é a fase em que se começa a encarar a perda, e negociar, consigo mesmo ou com Deus, uma hipótese para que tudo volte a ser como antes. O enlutado fantasia a ideia de que a morte pode ser revertida. A dor é aliviada momentaneamente com esse tipo de imaginação, mas essa fase não dura muito, já que não pode ser sustentada na realidade.

 

Depressão: é o momento em que a pessoa tem consciência de que a perda realmente aconteceu, e se sente vazia e triste. Nessa fase a melancolia, a culpa, a desesperança e o isolamento tomam conta.

 

Aceitação: é quando a pessoa já passou por todas as fases do luto, e começa a aceitar e assimilar o que aconteceu. Ela volta, aos poucos, à sua rotina de atividades com paz e serenidade. Aos poucos, o vazio é preenchido com lembranças boas da pessoa amada que partiu.

 

Conheça as 5 fases do luto

 

 


 

 

 

 

Crematório Millenium

Todos os direitos reservados - Ano 2014

Rodovia Deputado Paulino Búrigo | Içara / SC
(48) 3444.2080 | (48) 9165.0465
atendimento@crematoriomillenium.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento: Infoline Informática by Rita Lima