Cremátorio Millenium

 

 

 

Notícias

 

 

13/08/2018

 

4 coisas que você não precisa falar para quem perdeu alguém

 

Não é fácil encontrar as palavras certas para confortar uma pessoa que perdeu um ente querido. Geralmente, usamos palavras e frases conhecidas. Vamos ver algumas dicas para fugir destes clichês e ajudar a pessoa enlutada da melhor maneira. Lembrando que nada substitui a ajuda de um profissional.

1 – “Todos vamos passar por isso/ sei o que você está sentindo”. É preciso respeitar o momento de cada pessoa que é único e dolorido, e não negociável. Jamais subestime a dor da pessoa.

2 – “Você pode se casar novamente/ ter outro filho”. Pode parecer exagerado, mas tem quem diga isso a quem perdeu um parceiro ou filho. No momento da perda, ninguém pode ser substituído, passa a impressão de que a pessoa que se foi não tem importância. Incentive a pessoa a falar sobre as memórias daquela pessoa.

3 – “Como você está?/ Posso fazer alguma coisa?”. A primeira é bastante óbvia, e geralmente a pessoa vai dizer que está bem, quando na verdade não está e sabemos disso. Deixe a pessoa expressar todo o seu sentimento, reconhecendo o momento de dor. Melhor dizer: “deve ser difícil”. Já a segunda, ofereça exatamente aquilo que você pode fazer. Se for levar e buscar os filhos na escola, ajudar com as refeições, por exemplo. Sem dúvida, a pessoa precisa de auxílio.

4 – “Ele está em um lugar muito melhor”. A clássica frase é complicada, levando em consideração a religião da família, além de menosprezar completamente o momento. Mesmo se a pessoa que faleceu estava doente, jamais diminua a dor da família.

Por fim, falar que entende a dor da pessoa é sempre uma opção. Abraços e carinho ajudam muito!

 

Leia também: Como ajudar no luto das crianças.

 

4 coisas que você não precisa falar para quem perdeu alguém

 

 


 

 

 

 

Crematório Millenium

Todos os direitos reservados - Ano 2014

Rodovia Deputado Paulino Búrigo | Içara / SC
(48) 3444.2080 | (48) 9165.0465
atendimento@crematoriomillenium.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento: Infoline Informática by Rita Lima